Disable Preloader

A Climeba

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) assinou um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para unir esforços em notificar lesões relacionadas ao trabalho que afetam os usuários dos hospitais universitários no Brasil.

Segundo o acordo, de dois anos, cabe a Fundacentro, por meio do Projeto Caminhos do Trabalho, atender os usuários encaminhados pela Ebserh para avaliação do nexo entre o adoecimento do trabalhador e sua atividade ocupacional. Já a Ebserh vai fornecer espaço nos hospitais geridos para que os times do Projeto possam fichar, atender e indicar a entrada de todos os usuários, mapeando se a ida ao estabelecimento de saúde foi por conta de acidente de trabalho ou doença ocupacional.

 
Notificações em hospitais

´É necessário encaminhar todos os casos de usuário com suspeita de adoecimento laboral para a avaliação pelo Projeto Caminhos do Trabalho, bem como incentivar que todos os médicos em atividade nos hospitais notifiquem os casos que possam estar relacionados aos acidentes e doenças ocupacionais´, informa nota.

A Fundacentro coordena uma rede de atendimento em diversas regiões do país, contando com a colaboração de universidades públicas e outras instituições. A Ebserh, por sua vez, disponibiliza espaço em hospitais universitários para a realização dos atendimentos e contribui para a identificação de casos suspeitos de adoecimento relacionado ao trabalho.

Entre os serviços oferecidos estão:

> Orientação jurídica: Esclarecimento de dúvidas sobre direitos trabalhistas e previdenciários.
> Atendimento médico: Avaliação médica com foco na relação entre o problema de saúde e o trabalho, incluindo emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se necessário.
> Apoio jurídico: Assistência jurídica nas áreas trabalhista e previdenciária.


Os benefícios do projeto visam:

> Combate à subnotificação: O projeto contribui para identificar e registrar casos de doenças e acidentes de trabalho, muitas vezes subnotificados.
> Acesso à saúde e direitos: Trabalhadores têm acesso a atendimento médico especializado e orientação jurídica gratuita.
> Prevenção: A identificação precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho permite a adoção de medidas preventivas.


Fonte: https://revistacipa.com.br/fundacentro-firma-parceria-para-melhorar-notificacoes-de-acidentes-em-hospitais/