Hoje, 25 de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador Rural. A data é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, tanto no setor agrícola para a economia quanto para a sociedade como um todo.
Celebrado anualmente, o Dia do Trabalhador Rural, tem como intuito homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como, por exemplo, lavradores, agricultores, cuidadores de animais e pequenos produtores que desempenham um papel fundamental na produção de alimentos e no desenvolvimento do setor agrícola do país.
A data também é uma ocasião para refletir sobre as condições de trabalho no campo e, sobretudo, desenvolver ações e iniciativas que busquem melhorias para os trabalhadores (as).
Acidentes de trabalho
De acordo com especialistas, os acidentes de trabalho que ocorrem comumente envolvem quedas, ferimentos causados por máquinas e equipamentos agrícolas, exposição a produtos tóxicos, acidentes com animais, lesões relacionadas à manipulação de cargas pesadas, entre outros.
Estudos mostram que esses acidentes podem resultar em lesões graves ou até mesmo fatais para os trabalhadores rurais. Observam ainda que as condições de trabalho precário, como longas jornadas, exposição a agentes nocivos, exposição ao calor e frio, falta de treinamento adequado e uso inadequado de equipamentos de proteção individual – podem contribuir para o aumento do risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A Fundacentro tem disponível estudos e pesquisas voltados para a saúde e segurança na área rural. Atua promovendo e disseminando ações e iniciativas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável aos trabalhadores (as), e destaca que a prevenção de acidentes de trabalho e implementação de medidas de segurança são extremamente importantes.
Acompanhe os estudos, pesquisas, artigos publicados na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), cursos e eventos, projetos e publicações disponíveis na biblioteca da instituição defende e dissemina discussões e orientações no sentido de engajar a sociedade como um todo, para preservar a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.