O artigo de pesquisa “Latin America and the Caribbean Code Against cancer 1st edition: Environment, occupation, and cancer” traz recomendações para reduzir a exposição a agentes carcinogênicos ambientais e relacionados ao trabalho, relevantes à América Latina e Caribe (ALC). O estudo está disponível no suplemento I, do volume 86, da Cancer Epidemiology.
Ao revisar a lista do Grupo 1, agentes químicos e físicos com carcinogenicidade a humanos, da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), os autores do artigo identificaram a predominância de alguns cancerígenos na ALC, entre eles: a poluição do ar – interna e externa – a radiação solar, a exposição ocupacional ao pó de sílica, ao amianto, ao benzeno, à combustão de carvão, fumos de diesel e de soldagem.
O material ainda descreve medidas de prevenção ao câncer, baseadas em evidências adequadas às condições epidemiológicas, socioeconômicas e culturais da região. As recomendações foram separadas em dois conjuntos, um voltado para o público em geral, e outro destinado às autoridades governamentais.
“Propomos medidas de saúde pública que sejam realistas e possam ter um grande impacto na redução das exposições apresentadas no artigo. Entendemos que, para gerar impacto, nossas recomendações precisam ser amplamente divulgadas em toda ALC. Também devem ser desenvolvidos programas personalizados de promoção da saúde e educacionais para profissionais da saúde e para o população”, explicam os autores do artigo.
Desenvolvido por especialistas em prevenção do câncer na ALC, incluindo o médico pneumologista e pesquisador aposentado da Fundacentro, Eduardo Algranti, o artigo faz parte do projeto que desenvolveu a primeira adaptação regional do Código Europeu contra o Câncer, no âmbito do Código Mundial contra o Câncer.
De acordo com os pesquisadores, está prevista a revisão periódica desse primeiro código da América Latina e Caribe, à medida que o conhecimento da distribuição das exposições e sua regulamentação na região avancem.
Leia o artigo “Latin America and the Caribbean Code Against cancer 1st edition: Environment, occupation, and cancer” na íntegra. Acesse o link.
Fonte: Fundacentro