NR 17 - Ergonomia
Modalidade:
ONLINE - OPERADOR DE CHECKOUT
Carga horária:
02 (duas) horas.
Conteúdo:
a) Posto de trabalho;
b) Manipulação de mercadorias;
c) Organização do trabalho;
d) Aspectos psicossociais do trabalho; e
e) Lesões ou agravos à saúde mais encontrados entre operadores.
Validade:
Anual.
Modalidade:
TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING
Carga horária:
04 (quatro) horas.
Conteúdo:
a) Noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing;
b) Medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho;
c) Informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados à atividade de teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvam o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores; e
d) Informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou biauriculares e limpeza e substituição de tubos de voz.
Validade:
06 (seis) meses.